Seja bem-vindo
Brasília,23/06/2026

  • A +
  • A -

Moradores do DF poderão ajudar a definir ações da saúde

Conferências regionais abertas ao público vão reunir usuários, profissionais e gestores para discutir propostas que poderão influenciar o planejamento da saúde pública no Distrito Federal e no país.


Moradores do DF poderão ajudar a definir ações da saúde Moradores do DF estão sendo convidados a participar das conferências regionais que vão discutir prioridades e propostas para fortalecer a saúde pública nos próximos anos.

A população do Distrito Federal terá a oportunidade de participar diretamente da construção de propostas para o fortalecimento da saúde pública. A Secretaria de Saúde iniciou o ciclo de conferências regionais que vai percorrer diferentes regiões administrativas até o início de julho, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da área e gestores públicos.

Os encontros têm como objetivo identificar demandas locais, debater prioridades e elaborar sugestões que serão encaminhadas para a 12ª Conferência Distrital de Saúde, prevista para 2027. As contribuições também poderão servir de base para instrumentos de planejamento e orçamento do governo, como o Plano Distrital de Saúde e o Plano Plurianual.

A primeira etapa ocorreu na Região Central de Saúde e contou com mais de 200 participantes. Durante as conferências, representantes da sociedade civil, profissionais do setor e gestores discutem desafios enfrentados pelas comunidades e apontam caminhos para aprimorar os serviços oferecidos pelo SUS.

Além da elaboração de propostas, cada região elegerá delegados responsáveis por representar suas demandas na etapa distrital. O processo faz parte dos mecanismos de participação social previstos no SUS, permitindo que a população tenha voz ativa nas decisões relacionadas às políticas públicas de saúde.

Após a etapa distrital, as propostas do DF serão incorporadas ao relatório nacional que reunirá contribuições de todos os estados. O documento servirá de base para debates da 18ª Conferência Nacional de Saúde, programada para julho de 2027.

A participação é gratuita e aberta a qualquer cidadão interessado em contribuir com o futuro da saúde pública no Distrito Federal.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.